20 MIL EMPREGOS SERÃO GERADOS COM A IMPLANTAÇÃO DO DISTRITO AGROINDUSTRIAL DE RIO PRETO DA EVA


( Segundo o prefeito Anderson Sousa, que concedeu entrevista ao Portal do Ozy ) 

PREFEITO FALE UM POUCO SOBRE O DISTRITO AGROINDUSTRIAL QUE PODE SER INSTALADO EM RIO PRETO DA EVA

- O Distrito Agroindustrial é um sonho. Rio Preto da Eva quando foi constituído ele foi tirado das terras de Manaus. Então, quando a SUFRAMA foi implantada ela englobou uma área no decreto em que envolvia toda essa extensão em que Rio Preto estava localizado. Então Rio Preto é Zona Franca. Não perdeu a área. A SUFRAMA continua sendo detentora das áreas. Fato é que 63% de território de Rio Preto é Zona Franca de Manaus. Então mais do que nunca precisamos dos mesmos incentivos que Manaus tem, que são os incentivos federais. Os incentivos estaduais são maiores que os incentivos federais para os municípios do interior do Estado. Nós não estávamos aproveitando isso e por isso fizemos uma reunião com o superintendente  da SUFRAMA, coronel Alfredo e o governo  do Estado, Wilson Lima, e seu secretariado e chegamos ao entendimento de que temos que implantar o Distrito Agroindustrial de Rio Preto da Eva. E que esse Distrito possa estar voltado para algumas coisas que Rio Preto produz. O Distrito Agropecuário da SUFRAMA foi criado com uma finalidade, as empresas do Distrito Industrial produzirem alimento. A maioria das empresas deixou essa finalidade de lado. E muitas dessas áreas hoje são ocupadas por pequenos produtores. E a SUFRAMA vem distribuindo essas áreas para pequenos produtores e regularizando. E nós precisamos fazer um trabalho mais específico dentro dessas áreas com os produtores e a SUFRAMA aderiu à ideia.

EM QUE PÉ ESTÁ O ANDAMENTO DESSE PROJETO?

- Hoje estamos com o projeto de trabalho que foi constituído pela SUFRAMA com 9 pessoas e que envolve todas as secretarias do Estado e as secretarias municipais de Rio Preto da Eva. Esse grupo de trabalho fez um planejamento. Viajou para Goiás para observar os modelos de distrito que foram criados lá e trouxe essas ideias para que possamos implantar. 

QUAIS AS ÁREAS DE PRODUÇÃO ESSE DISTRITO ABRANGERÁ?

- Então esse distrito será voltado para quatro áreas específicas. A área de alimentos, que é a agroindústria e agronegócios. Terá uma área voltada para a indústria de cosmético com a produção de produtos de beleza como sabonete, shampoos. A outra área será voltada para os fármacos e medicamentos de modo geral. E o polo cerâmico, que será importantíssImo devido Rio Preto ter uma das maiores jazidas de caulim do mundo.

COM ESSE DISTRITO QUANTOS EMPREGOS SERÃO CRIADOS?

- Pelos estudos que o grupo de trabalho elaborou cerca de 20 mil empregos serão gerados nesse Distrito, o que fará de Rio Preto da Eva um polo de desenvolvimento agrícola e uma nova matriz econômica do Estado e para que não venhamos a depender só dos eletro eletrônicos. O alimento é uma necessidade do mundo inteiro, então precisamos produzir e é isso o que Rio Preto irá fazer com a implantação do distrito agroindustrial.

Postar um comentário

0 Comentários