Lucas Emanuel fala sobre o Setembro Amarelo

SOBRE O SETEMBRO AMARELO
Por: Lucas Emanuel
A imagem pode conter: 1 pessoa, em péTodos os dias mais de 30 brasileiros buscam a morte voluntária. No mundo todo estima-se que 60 mil pessoas busquem pelo mesmo objetivo. Desde os anos 1980 tivemos um aumento de 60% no número de pessoas que consumaram o desejo de tirar a própria vida. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), só no Brasil, a taxa de suicídios na população de 15 a 29 anos chegou a 5,6 por 100 mil habitantes em 2014.
Atualmente, a conscientização sobre a prevenção do suicídio tem se intensificado no chamado Setembro Amarelo, mês em que o assunto é tratado com mais ênfase. Esta é uma grande conquista se considerarmos que este assunto ainda é, silenciado, camuflado, pouco discutido e tratado de maneira velada. E principalmente um assunto que necessita de voz: de quem alerta, mas de maneira destacada a voz de quem passa por uma dor, mas não sabe elaborá-la ou torná-la audível!
Falta de dinheiro, solidão, problemas familiares, bullying, dificuldade em lidar com a dor… Vários gatilhos podem ter sido acionados, e a dor emocional vai ficando intensa, pesada, sufocante.. até consumar-se em uma tragédia. A pessoa, antes de se suicidar, deixa vestígios de que pretende fazê-lo. “Seria melhor não existir”, “Não vejo graça em nada”, “A vida, para mim, é sempre cinza, sem brilho…”, “Quero que o mundo exploda!”, frases como estas, o aumento excessivo no consumo de álcool, drogas, mudanças no peso, na maneira de dirigir, automutilação, falar muito sobre a morte… A melhor forma de evitar esta tragédia é detectar quando a possibilidade existe e agir a tempo.
A melhor forma de prevenir o suicídio é cuidar dos desmoronamentos emocionais das pessoas, inclusive antes que ocorram. É importantíssimo um trabalho preventivo, focado no desenvolvimento e potencialização de competências e habilidades socioemocionais, como autoconhecimento, autovalorização, autoestima elevada, amor próprio, superação de ofensas, aprender a trabalhar perdas e frustrações etc. O diálogo é essencial para construirmos pontes com o outro, e, igualmente, o aprendizado sobre como utilizar a comunicação para torna-la efetiva e assertiva.
O diálogo com um jovem é bem diferente do que se desenvolve com uma criança ou adulto. O jovem possui uma linguagem peculiar e uma forma de pensar e elaborar suas ideias. É necessário que a família tenha um espaço de diálogo que respeite estas peculiaridades, sendo acolhedora e promovendo reflexões que possam colaborar para que o jovem aprenda a enxergar-se valioso, capaz de enfrentar suas dificuldades e de conquistar seus sonhos. O diálogo saudável, permeado pela escuta atenta ao outro, permite ao ser humano vivenciar o sentimento de pertencimento a um espaço, quer seja este familiar, de amizade, de amor ou profissional.
O Setembro Amarelo é uma campanha que pretende dar mais visibilidade e orientar a maior quantidade possível de pessoas sobre a importância de falar sobre o suicídio. Para atingir a população, são feitas ações de rua, como caminhadas e passeios de bicicleta que conscientizam as pessoas sobre a importância de conversar sobre o tema e procurar acompanhamento psicológico ou psiquiátrico.
Lucas Emanuel é acadêmico de Direito,servidor do Poder Judiciário e Delegado da Ordem dos Músicos em Manacapuru

Postar um comentário

0 Comentários