Parque Mosaico recebe ação sustentável no dia árvore

Parque Mosaico recebe ação sustentável no dia árvore

Novo bairro planejado conta com mais de 20 mil árvores para embelezar e promover uma cidade pautada na sustentabilidade
O mais novo bairro planejado de Manaus, o Parque Mosaico, recebeu na manhã de sábado, 21, a ação "Criando Raízes", desenvolvida em alusão ao dia da árvore com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de um meio ambiente sustentável. O evento contou com a presença de moradores do entorno, imprensa, convidados e representantes dos governos estadual e municipal.
Segundo o empresário José Henrique Loureiro Lanna, sócio-diretor da Mixcon Incorporadora, a filosofia da empresa é construir empreendimentos sustentáveis, que estejam de acordo com o meio ambiente e proporcionem melhor qualidade de vida para os moradores e um melhor paisagismo para a cidade.
De acordo com o secretário executivo da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Luiz Henrique Piva, o governo do Amazonas avalia como uma prática que promove melhores condições para o público. "Essa ação contribui para termos uma cidade com mais conforto térmico, espaços públicos que possam propiciar mais atividades ao ar livre, atividades de educação ambiental e sensibilização da sociedade", assegura.
O projeto inteligente visa a implantação de um bairro sustentável, abrangendo todas as funções indispensáveis ao bom funcionamento de uma nova centralidade. Está localizado em uma área urbana bastante adensada, na região da Ponta Negra, próximo também ao aeroporto Eduardo Gomes.
A assistente administrativo, Betânia Meireles, que mora no entorno do empreendimento e participou da ação com o esposo e a filha, considera que o novo bairro planejado está revitalizando a paisagem do local. "Será um espaço para toda a família, onde poderemos caminhar, andar de bicicleta e essa ideia do plantio contribui para a arborização da cidade", destaca.
Além de todas as inovações, o bairro Parque Mosaico está completamente inserido em um parque ecológico com 723 mil metros quadrados de área verde preservada, o que influencia diretamente na qualidade de vida dos futuros moradores, com melhor clima, permeabilidade, lazer, eventos esportivos, trilha para caminhada e área para as crianças.
Para Aldenira Queiroz, representante da prefeitura de Manaus, a iniciativa é muito bem-vinda. "Quem dera mais construtoras fizessem bairros planejados, pois precisamos de um planejamento urbano. E a estratégia do plantio é excelente, pois cria uma sensação de pertencimento para a comunidade, que adota uma árvore e zela para que ela cresça e se mantenha saudável", afirma.
No sábado foram plantadas 20 mudas. O projeto, que contará com avenidas largadas e sombreadas por mudas de pau pretinho (espécie amazônica resistente e que fornece ambundantes flores amarelas), ficará completo em 10 anos. Ao longo do prazo de execução cerca de 20 mil mudas serão plantadas pela Mixcon Incorporadoras e empresas associadas ao empreendimento. Além disso, o bairro contará com o maior parque urbano de Manaus, onde os visitantes encontraram as nascentes preservadas e espécies nativas.
De acordo com Henrique Lanna, o bairro apresenta um conceito inovador, que está sendo amplamente difundido em todo o mundo, o Novo Urbanismo, que alia inovação a qualidade de vida e promove sinergia entre os diversos tipos de uso, como moradia, comércio, serviços, lazer e cultura.
Estrutura
O novo empreendimento conta com recursos da iniciativa privada e tem público residente estimado em 100.000 pessoas ao longo de todas as suas fases.
Serão 25 mil unidades habitacionais instaladas em edifícios. Diversas centralidades compostas por equipamentos comerciais de pequeno e grande porte atenderão tanto os moradores do Parque Mosaico quanto os que residem no entorno.

Postar um comentário

0 Comentários