Seduc-AM terá concurso para selecionar melhor receita da alimentação escolar durante Expoagro


A segunda edição do concurso ‘Melhores receitas regionais da alimentação escolar’ já tem data e local para acontecer: de quinta-feira a domingo (03 a 06/10), durante a Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro), na zona centro-sul. A disputa é promovida pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-AM) e tem como objetivo valorizar o papel das merendeiras e dos merendeiros das escolas estaduais do Amazonas, promovendo a alimentação regional saudável e adequada no ambiente escolar,  mobilizando a comunidade acadêmica para a educação alimentar e nutricional (EAN).
Nesta edição, a competição envolve unidades de ensino das sete Coordenadorias Distritais de Educação (CDEs) da capital amazonense. A iniciativa da Seduc-AM foi sucesso durante a segunda edição do programa “Amazonas Presente”, no Alto Solimões, quando o governador Wilson Lima participou da final. Em sua estreia, participaram somente escolas dos municípios de Tabatinga, Benjamin Constant, Atalaia do Norte e São Paulo de Olivença. O edital completo do concurso já está disponível no site oficial da Seduc-AM, por meio do link:  http://bit.ly/2kXs7oh
Segundo o secretário de Estado de Educação, Vicente Nogueira, a iniciativa se alia ao evento para valorizar não só os profissionais da rede pública estadual, mas também o trabalho dos produtores rurais que fornecem para a Seduc-AM. “O espaço é muito propício para que possamos mostrar como é possível inovar na merenda escolar a partir daquilo que temos no nosso dia a dia”, ressaltou.
As inscrições para o segundo  ‘Melhores receitas regionais da alimentação escolar’ seguem abertas até a quarta-feira (25/09) e deverão ser feitas diretamente na CDE a qual o candidato pertence, em formulário próprio que será entregue durante a matrícula. Nele, deverão constar, entre outras informações: dados da receita escolhida (nome, ingredientes, medidas etc.); descrição resumida de alguma atividade de Educação Alimentar e Nutricional desenvolvida na unidade de ensino; e dados do escore em porcentagem do teste de aceitabilidade do prato inscrito.
As receitas que participarão da disputa deverão ser salgadas e criadas a partir dos gêneros alimentícios que fazem parte do Cardápio da Alimentação Escolar e da agricultura local, adquiridos pelos programas Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e de Regionalização da Merenda Escolar (Preme). Cada escola estadual poderá estar vinculada a somente um candidato.
Etapas - O concurso ‘Melhores receitas regionais da alimentação escolar’ será dividido em duas etapas: a Eliminatória, de 26 a 30 de setembro (em horário definido pelas próprias CDEs); e Final, de 3 a 6 de outubro. Na última etapa, serão escolhidas sete receitas – uma para cada Coordenadoria Distrital de Educação. O grande campeão será conhecido a Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro).
Premiação - Assim como aconteceu na edição do Alto Solimões, a disputa premiará as três melhores receitas (1º, 2º e 3º lugares). Os participantes finalistas receberão, ainda, um kit para manipuladores de alimentos, que deverão ser utilizados na Etapa Final.

Postar um comentário

0 Comentários