Em novembro, saldo de emprego formal no Amazonas teve melhor resultado dos últimos cinco anos


Em novembro, saldo de emprego formal no Amazonas teve melhor resultado dos últimos cinco anos 
Crescimento em relação a novembro de 2018 chegou a 451%

O Amazonas apresentou saldo positivo no mercado de trabalho formal no mês de novembro. Entre admissões e demissões, foram criados 1.589 empregos, o melhor desempenho para o mês desde 2014. O resultado também representa um aumento de 144% em relação a outubro deste ano e de 451% em relação a novembro de 2018, quando foram criadas apenas 288 vagas. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado pelo Ministério da Economia.

Em novembro, seguindo a tendência nacional, o setor comercial foi o que apresentou o melhor resultado, respondendo pela criação de 1.560 novos postos no mercado formal do estado, seguido pelo setor da agropecuária, com 44 postos, e pela construção civil, com 27. No acumulado de janeiro a novembro de 2019, o saldo foi de 14.897 empregos em todos os setores da economia.

Na análise da secretária executiva de Trabalho e Empreendedorismo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Neila Azrak, o aumento significativo no número de postos de trabalho no comércio em novembro se deve às festas de fim de ano e ao recebimento do 13º salário. “Isso acaba incentivando o consumo e obrigando os empresários a contratarem mais pessoal”, avaliou.

Segundo ela, o desempenho do Sistema Nacional de Emprego no Amazonas (Sine-AM) no mês passado também foi positivo. “Ao todo tivemos 15.900 atendimentos, com 1.300 pessoas encaminhadas ao mercado de trabalho e 791 vagas captadas. O trabalho tem sido extenso, atendendo às comunidades e municípios com serviços de emissão da carteira de trabalho, cadastro e seguro desemprego”, completou.

Neila Azrak destacou ainda o empenho da equipe da secretaria e do Sine-AM na busca por mais oportunidades para a população. “O Governo é o nosso maior parceiro, quando nos incentiva e nos dá subsídios para captarmos vagas, podendo assim encaminhar e intermediar novas vagas, gerando mais emprego e renda para o estado. Temos uma equipe de excelência”.

FOTO: Thiago Corrêa/Arquivo Secom



Postar um comentário

0 Comentários