Wilson Lima apresenta demandas do Amazonas ao presidente Jair Bolsonaro durante videoconferĂȘncia


Wilson Lima apresenta demandas do Amazonas ao presidente Jair Bolsonaro durante videoconferĂȘncia

O governador do Amazonas, Wilson Lima, reuniu-se com o presidente da RepĂșblica, Jair Bolsonaro, e os demais governadores da AmazĂŽnia Legal, na tarde desta segunda-feira (23/03), por meio de videoconferĂȘncia, para tratar de medidas de enfrentamento ao novo coronavĂ­rus. Na ocasiĂŁo, Bolsonaro anunciou a transferĂȘncia de R$ 8 bilhĂ”es somente para a ĂĄrea da saĂșde, em um perĂ­odo de quatro meses, recursos esses que serĂŁo utilizados no combate ao Covid-19.

“A reuniĂŁo foi muito boa. Foi o primeiro encontro que nĂłs tivemos com o presidente da RepĂșblica depois do inĂ­cio desta crise do coronavĂ­rus. Os governadores apresentaram uma carta, e o Governo sinaliza com uma resposta de recursos na ordem de R$ 88 bilhĂ”es para estados e municĂ­pios nos prĂłximos 15 dias”, afirmou Wilson Lima. O governador do Amazonas explicou que agora serĂŁo alinhados os detalhes entre a equipe tĂ©cnica do Estado e do Governo Federal para saber como esses recursos serĂŁo encaminhados.

Durante a videoconferĂȘncia com o presidente Jair Bolsonaro e ministros de Governo, Wilson Lima aproveitou para pleitear demandas do Estado do Amazonas. “Eu tambĂ©m fiz um pleito Ă  PresidĂȘncia da RepĂșblica com relação ao superĂĄvit que nĂłs temos aqui do SUS, para que esses recursos possam ser desvinculados. TambĂ©m pedi ao presidente que os recursos de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) possam ser revertidos para a compra de insumos e investimentos na saĂșde, para combater esse momento difĂ­cil, alĂ©m de pedir o regramento com relação ao transporte rodoviĂĄrio, especificamente a questĂŁo da BR-174 (Manaus-Boa Vista) e dos nossos portos, para que a gente possa impedir que o vĂ­rus vĂĄ para o interior e cause mais danos ao nosso povo do estado do Amazonas”, enfatizou o governador.

Aeroporto – Wilson Lima tambĂ©m pediu ao presidente Bolsonaro que interviesse e liberasse as equipes de SaĂșde do Governo do Amazonas no trabalho de abordagem dos passageiros que chegam ao estado pelo Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em vista do nĂșmero reduzido de funcionĂĄrios da AgĂȘncia Nacional de VigilĂąncia SanitĂĄria (Anvisa) no local.

“Eu pedi para que o presidente tivesse a sensibilidade de deixar que as nossas equipes pudessem colaborar junto com o pessoal da Anvisa, uma vez que nĂłs temos apenas sete funcionĂĄrios da Anvisa aqui pra fazer essa triagem no aeroporto de todo mundo que chega, sobretudo daquelas ĂĄreas onde hĂĄ a maior incidĂȘncia, voos internacionais, aqueles vindos de SĂŁo Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, onde hĂĄ a transmissĂŁo comunitĂĄria, para que a gente possa fazer esse monitoramento e rastreamento dessas pessoas tambĂ©m”, explicou Wilson Lima.

“Importante dizer que esse Ă© um momento muito difĂ­cil para todo mundo, e essa nĂŁo Ă© uma guerra sĂł do Governo Federal, sĂł dos estados e municĂ­pios. É uma guerra de todos, iniciativa privada, sociedade civil organizada. E pode contar com o meu apoio para o que precisar, para que a gente possa superar esse momento difĂ­cil”, afirmou o governador do Amazonas, ao se despedir do presidente Jair Bolsonaro.

AlĂ©m de Wilson Lima, participaram da reuniĂŁo por videoconferĂȘncia os governadores Gladson Cameli (Acre), Waldez GĂłes (AmapĂĄ), AntĂŽnio Denarium (Roraima), Marcos Rocha (RondĂŽnia), Mauro Carlesse (Tocantins) e Helder Barbalho (ParĂĄ).

FOTOS: Diego Peres/Secom

Postar um comentĂĄrio

0 ComentĂĄrios