Amazonas tem 2.270 casos confirmados de Covid-19, e Governo do Estado envia reforços para o interior

Amazonas tem 2.270 casos confirmados de Covid-19, e Governo do Estado envia reforços para o interior

 

O Amazonas registrou mais 110 casos de Covid-19 nesta terça-feira (21/04), totalizando 2.270 casos confirmados do novo coronavírus no estado, segundo boletim epidemiológico divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM). Também foram confirmados mais oito óbitos pela doença, elevando para 193 o total de mortes.

O boletim aponta que 1.170 pessoas com diagnóstico de Covid-19 estão em isolamento social ou domiciliar, o que corresponde a 51,5% dos casos confirmados no Amazonas. De ontem para hoje, mais 91 pessoas se recuperaram da doença e estão fora do período de transmissão do vírus, totalizando, agora, 726 recuperados.

Outros 290 testes estão sendo processados no Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM).

As informações foram repassadas durante transmissão ao vivo pelas redes sociais do Governo do Amazonas. Participaram da coletiva a secretária de Saúde, Simone Papaiz, e a diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), Rosemary Pinto.

Na ocasião, a secretária da Susam destacou que o Governo do Estado tem reforçado as ações de vigilância e assistência no interior, em especial no município de Manacapuru, que já contabiliza 218 casos confirmados e 12 óbitos.

Simone também afirmou que o Amazonas está em diálogo constante com o governo federal, que enviará mais 22 profissionais da Força Nacional do SUS para ajudar na rede de assistência em Manaus, além de uma remessa de 23 toneladas de insumos hospitalares. “O governo federal, o Ministério da Saúde, tem se sensibilizado, tem nos ouvido, e nós trabalhamos em uma sinergia”, disse a secretária. 

Internações – Entre os casos confirmados de Covid-19, há 181 pacientes internados, sendo 84 em leitos clínicos (42 na rede privada e 42 na rede pública) e 97 em UTI (39 na rede privada e 58 na rede pública).

Há ainda outros 698 pacientes internados considerados suspeitos e que aguardam a confirmação do diagnóstico. Desses, 533 estão em leitos clínicos (191 na rede privada e 342 na rede pública) e 165 estão em UTI (65 na rede privada e 100 na rede pública).

Municípios – Dos 2.270 casos confirmados no Amazonas até esta terça-feira (21/04), 1.809 são de Manaus (79,6%) e 461 do interior do estado (20,3%).

Além da capital, 27 municípios já têm casos confirmados: Manacapuru (218); Itacoatiara (39); Iranduba (37); Parintins (29); Maués (28); Tabatinga (21); Tonantins (13); Presidente Figueiredo (12); São Paulo de Olivença e Santo Antônio do Içá com 11 casos cada; Careiro Castanho (8); Anori (7); Tefé (6); Careiro da Várzea (4); Autazes, Coari, Lábrea e Novo Airão com 2 casos cada; e Anamã, Beruri, Boca do Acre, Canutama, Carauari, Juruá, Jutaí, Manicoré e Santa Isabel do Rio Negro com 1 caso confirmado cada.

Durante a transmissão ao vivo, a secretária Simone Papaiz afirmou que as ações do Governo do Estado no interior se orientam pela situação epidemiológica em cada município. Com 9,6% do total de casos confirmados no Amazonas, Manacapuru tem recebido atenção redobrada nos últimos dias.

“Para Manacapuru, nós enviamos cinco respiradores, enviamos monitores, bombas de infusão e ventiladores. Estamos também fazendo um processo seletivo para incremento de recursos humanos para o hospital de referência para Covid, tanto RH de nível médio quanto de nível superior. Nós também providenciamos, e isso está sendo contínuo, o envio de insumos, medicamentos, testes rápidos e EPIs”, pontuou Simone.

Outras medidas de apoio ao hospital de referência do município incluem a instalação de um grupo gerador, de um tanque de oxigênio e de um contêiner frigorífico.

“Nós também temos, enquanto vigilância, uma epidemiologista que está à disposição, uma epidemiologista contratada pela FVS que está à disposição do município, inclusive residindo no município para ajudar na parte da organização dos dados e vigilância epidemiológica”, acrescentou a diretora-presidente da FVS, Rosemary Pinto.

Óbitos – Nas últimas 24h, mais oito óbitos que estavam em investigação foram confirmados tendo o coronavírus como causa. Deste total, seis são de pacientes de Manaus, com idades entre 51 e 75 anos, sendo que quatro deles apresentavam outras comorbidades.

Também foi confirmado um óbito em Beruri, de um homem de 67 anos com histórico de hipertensão e doença hepática; e um óbito em Manacapuru, de uma mulher de 83 anos com histórico de hipertensão.

Os 13 municípios com óbitos confirmados até o momento são: Manacapuru (12), Iranduba (3), Parintins (3), Maués (2), Careiro Castanho (2), Tabatinga (1), Itacoatiara (1), Presidente Figueiredo (1), Tefé (1), Novo Airão (1), Beruri (1), Carauari (1) e Manicoré (1); totalizando 30 mortes por Covid-19 entre pacientes do interior.

Outros 43 óbitos notificados seguem em investigação pelo Laboratório Central (Lacen) e 22 foram descartados para o novo coronavírus.


Mais informações podem ser encontradas nos sites www.coronavirus.amazonas.am.gov.br e www.saude.am.gov.br/painel/corona.

Postar um comentário

0 Comentários