Estudantes da rede estadual devem atualizar endereço por meio de aplicativo para receber kits do ‘Merenda em Casa

Estudantes da rede estadual devem atualizar endereço por meio de aplicativo para receber kits do ‘Merenda em Casa’


Cadastro é para alunos de Manaus; no interior, o procedimento será diferente
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, dará início à distribuição dos kits de alimentação escolar nessa primeira etapa por Manaus. O primeiro passo para receber o benefício do programa “Merenda em Casa” é a atualização do endereço do estudante, que deve ser feita por meio de um cadastro rápido no aplicativo Sasi. A atualização na plataforma, que está sendo utilizada durante o combate à pandemia no estado, vai permitir que as entregas sejam feitas nas residências dos estudantes. Os endereços devem ser atualizados já a partir desta quarta-feira (22/04).
Ao baixar o aplicativo, os estudantes, pais ou responsáveis devem estar de posse do número de matrícula de cada aluno da residência. Quem não realizar a atualização do endereço não receberá o benefício, que vai ser enviado por meio de um sistema “delivery” para que sejam evitadas aglomerações. Os números de matrículas podem ser obtidos no boletim do aluno e serão disponibilizadas também no site da Secretaria de Educação: www.educacao.am.gov.br.
Além do número de matrícula, é fundamental que o cadastro seja feito no endereço em que será realizada a entrega, para que a ferramenta de georreferenciamento faça a leitura das coordenadas. “Isso significa que nós precisamos que as pessoas de fato estejam fazendo o cadastro em casa, onde querem receber o kit, porque as coordenadas serão captadas pelo aplicativo para que a entrega seja feita com exatidão”, explicou o secretário de Educação, Luis Fabian Barbosa.
Com a atualização dos dados de endereço, a equipe de logística fará o planejamento da melhor maneira de distribuição desses kits. “Essa atualização é necessária, porque nossos bancos de dados de endereços desatualizam a cada dia com o fluxo que temos. Hoje, o mais seguro para garantir o acesso de todos os benefícios é fazer essa atualização”, afirmou Luís Fabian.
Aplicativo – O aplicativo Sasi, ferramenta utilizada pelo Governo do Amazonas durante o período de enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19), está disponível para download nas plataformas digitais App Store (iOS) e Google Play (Android). Após o download, o usuário deverá digitar o código “SEDUC” para ativar o aplicativo.
Uma vez no Sasi, o próximo passo é escolher a opção “Cadastro Rápido”. Nessa área, serão inseridos o nome do aluno, o código do Sigeam (Sitema Integrado de Gestão Educacional do Amazonas), a data de nascimento, o nome da mãe, o telefone de contato, o endereço de entrega, a cidade e o CEP. É importante que as informações sejam revisadas antes de enviadas. Após a atualização do cadastro, o usuário já estará apto a receber o kit do “Merenda em Casa”.
Quem já baixou o aplicativo e ativou com o código “JUNTO” precisa apenas adicionar o novo código “SEDUC”. Para isso, na tela inicial do aplicativo, o usuário precisa procurar um ícone similar a uma lista. Lá, deve clicar na seta para baixo que está ao lado de “Cidadãos – Juntos no Combate – Covid 19”. Em seguida, deve clicar no botão “+ Join new”. Nesse momento é só adicionar o código “SEDUC” que será adicionada a funcionalidade “Merenda em Casa”.
Todos devem ficar atentos às notificações do aplicativo. Por lá poderão ser acompanhadas as informações sobre o dia da entrega do kit.
Central de Atendimento – A prioridade para a atualização do endereço será por meio do aplicativo. No entanto, a Secretaria vai disponibilizar uma Central de Atendimento para auxiliar aqueles que não tiverem smartphone ou internet. O atendimento poderá ser feito por meio de ligações telefônicas e aplicativos de mensagens como Whatsapp.
O serviço funcionará das 8h às 22h, por meio dos contatos (92) 98400-5142 (WhatsApp) e 0800-046-4632 (Central de Atendimento). “Ressalto a importância do cadastro pelo aplicativo, por ser a forma mais eficiente de atualização, atendimento e presteza na entrega do kit. A Central deve ser utilizada de maneira auxiliar, caso haja algum problema”, explicou a secretária executiva adjunta de Gestão, Rosalina Lobo.
Público – Podem baixar o aplicativo estudantes de todas as modalidades e regimes como Educação de Jovens e Adultos (EJA), escolas de regime militar e tempo integral. Além, é claro, de todos aqueles matriculados do ensino básico. "Não há diferença entre modalidades de ensino ou regimes das escolas, por exemplo. Qualquer aluno matriculado na rede pública estadual pode atualizar os dados e receber o kit", explicou a secretária executiva adjunta da Capital, Arlete Mendonça.
Interior – Os alunos do interior do estado também serão atendidos pelo Programa. Nos 61 municípios que integram o Amazonas, os kits serão entregues na própria escola, mediante agendamento, dentro das normas de segurança. Mais informações a respeito da distribuição nessas localidades serão anunciadas nos próximos dias.
“As cidades próximas a Manaus receberão kits prontos. Para os municípios mais distantes, a Secretaria disponibilizará verba para aquisição dos produtos por vendedores locais, o que vai movimentar a economia dos municípios”, destacou Luís Fabian. No interior, o Kit deverá chegar a 120 mil estudantes.
FOTOS: Cleudilon Passarinho/Seduc

Postar um comentário

0 Comentários