Escritor manacapuruense lança "Canto Breve" e evidencia a visão do homem da Amazônia



Escritor manacapuruense lança "Canto Breve" e evidencia a visão do homem da Amazônia 

( Entrevista Por: Ozy Araújo )

O advogado e professor Raimundo Nogueira, que lançou “Um caso de amor” no último mês de março, pela Editora Recanto das Letras, SP, acaba de publicar um novo livro, “Canto Breve”, pela amazonense Editora Valer. O livro deverá ser lançado em evento público assim que a pandemia do Covid-19 permitir. O Portal do Ozy foi ao encontro do autor em sua residência para um “bate-papo” preliminar sobre a obra recém-publicada.

QUEM É RAIMUNDO NOGUEIRA?
Sou amazonense natural do município de Manacapuru. Nasci na zona rural, onde também vivi a infância. Sou graduado em Direito e licenciado em Letras. Acumulo, desde 1990, as atividade de advocacia e de docência no ensino fundamental.

“CANTO BREVE” É UM LIVRO DE POEMAS. CERTO?
– Sim. Trata-se de uma coletânea de vinte nove poemas, todos muito breves, compostos de no mínimo três e no máximo onze versos. Os critérios adotados para seleção dos poemas tiveram como finalidade garantir uma certa unidade de tema e de linguagem.

QUAL É O CENÁRIO DA SUA POÉTICA? OU SUA POESIA PRESCINDE DE UMA GEOGRAFIA ESPECÍFICA?

- Nas palavras da filósofa Neiza Teixeira, que prefaciou o livro, “o cenário é a Amazônia: as suas belezas, os seus fenômenos, as suas gentes, que é, por conta das culturas tradicionais, referencial quando se trata de procurar novos caminhos para o futuro“. É isso aí.

E A PERSPECTIVA DO LIVRO? QUAL A QUESTÃO PRINCIPAL DA QUAL SE OCUPA SEU DISCURSO POÉTICO?

– De novo socorro-me da professora Neiza Teixeira. Acreditou que ela apreendeu a alma, a essência da minha poética, quando escreveu: “Este livro revela um olhar profundo para o homem que habita uma das Amazônias, mas que pode ser estendido a todos os homens, pois nos poemas aqui reunidos, ele apresenta três necessidades que são prementes no nosso tempo: a consciência de que o homem não pode mais viver isolado em si mesmo, a sua reintegração na natu¬reza e a atenção aos sentidos, por muito tempo ignorados.

QUANDO E ONDE SERÁ O LANÇAMENTO DO "CANTO BREVE"?

– O livro acabou de chegar da gráfica. Ainda vou conversar com a editora sobre o lançamento oficial. Acredito que o lançamento deverá ocorrer tão logo seja possível ultrapassarmos esta fase do isolamento social. Caso a crise sanitária se prolongue para além de 2020, o lançamento poderá ocorrer em ambiente virtual.

Postar um comentário

0 Comentários