Figueira sai na frente na primeira pesquisa eleitoral em Manacapuru com registro oficial no TSE.


 


ELEIÇÕES 2020

FIGUEIRA SAI NA FRENTE NA PRIMEIRA PESQUISA ELEITORAL EM MANACAPURU COM REGISTRO NO TSE

Fonte: BNC/Amazonas

Pesquisa Action/BNC mostra Figueira na frente de D’Ângelo em Manacapuru Pesquisa Action/BNC no segundo maior colégio eleitoral do interior do Amazonas mostra também que atual prefeito tem maior rejeição do pleito; Figueira, a menor
27/10/2020 04:04
Da Redação do BNC Amazonas
Se as eleições fossem hoje, o ex-prefeito de Manacapuru Angelus Figueira (PSC) seria eleito ao cargo, superando o atual, Beto D’Angelo (Republicanos).
Pesquisa realizada no município entre os dias 23 e 24 de outubro, pela empresa Action, em parceria com o site BNC Amazonas, revela vantagem do ex-prefeito tanto na pesquisa estimulada quanto na espontânea.
Estimulada
Na pesquisa estimulada, na qual o entrevistador apresenta o disco com o nome de todos os candidatos, Figueira aparece com 43,3% das intenções de votos.
Nesse estudo, o atual prefeito fica com 36,6%.
Portanto, a vantagem do ex-prefeito para o atual detentor do mandato é de quase 7 pontos percentuais, distante da margem de erro da pesquisa, que é de 4,6 pontos percentuais para mais ou para menos.
Os demais candidatos, Francisco Bezerra (Avante), Fantino Castro (PSL) e Dr. Masulo (Rede), somam, na estimulada, 11,1% das intenções.
Os indecisos perfazem 5,9% e os brancos e nulos, 3,1%.
Espontânea
Na pesquisa espontânea, na qual não se mostram quaisquer opções ao entrevistado, Figueira e D’Ângelo aparecem polarizados.
Nesse cenário, Figueira fica 38,2% contra 33,5% do oponente.
Os demais candidatos, Bezerra, Fantino e Massulo, somam 7,9%. Brancos e nulos são, somente, 2% e indecisos alcançam 18,5%.
Certeza do voto
De acordo com a pesquisa Action/BNC, grande parcela dos eleitores de Figueira e D’Ângelo considera-se decidida e não pretende mudar seu voto. Já são cerca de 80% os que estão nesta condição.
D’Ângelo lidera rejeição
A rejeição é quando um eleitor diz não votar de jeito nenhum em um ou mais candidatos.
Todos os candidatos apresentam rejeição.
Mas, a maior é a do prefeito D’Angelo, com 33,1% na primeira e 5,5% na segunda opção de voto. No total são 38,6% os que rejeitam o prefeito.
As rejeições aos nomes de Bezerra (34,5%), Fantino (33,1%) e Dr. Masulo (29,1%) de certa forma contribui para a polarização, pois a rejeição de Figueira é menor (23,6%).
Dados da pesquisa
A pesquisa foi registrada no TSE com AM-00814/2020.
A pesquisa ouviu 450 eleitores residentes na área urbana do município, onde está a maior parcela do eleitorado local, entre os dias 23 e 24.
O erro amostral para quaisquer resultados, considerando um nível de confiança de 95%, é de 4,6% para mais ou menos.
Veja o relatório completo da pesquisa





Postar um comentário

0 Comentários