Detran Amazonas intensifica ações no interior

Detran Amazonas intensifica ações no interior

 


 

De junho até a primeira semana de outubro, foram realizados dois mutirões de atendimento e quatro ações itinerantes em municípios sem posto do órgão

 

Com a retomada das atividades, diante da redução nos indicadores de Covid-19 no estado, o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) intensificou o atendimento no interior. De junho até o início de outubro, foram realizados dois grandes mutirões de serviços em Tabatinga e Parintins, e outras quatro ações itinerantes para municípios sem Postos de Atendimento do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas. Mais de mil pessoas foram contempladas com as ações.

 

As mais recentes ocorreram no início do mês, com atendimento itinerante nos municípios de Urucará (a 261 quilômetros de Manaus) e Silves (a 204 quilômetros de Manaus), com entrega de CNHs, documentos de veículos, licenciamento anual e transferência veicular. A próxima ação itinerante vai ocorrer no dia 1º de novembro, no município São Sebastião do Uatumã (a 247 quilômetros de Manaus).

 

Os atendimentos itinerantes na região do Médio Amazonas são feitos pela gerente do Posto de Atendimento do Detran (PAD) do município de Itapiranga (a 227 quilômetros de Manaus).

 

“Percebemos a dificuldade desses usuários em virem até o município de Itapiranga para realizar os serviços de CNH e de Veículos, pois o custo era muito alto para transportarem, de barco, seus veículos. Então, em conversa com o gerente do Setor de Interior e presidente do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran), David Fernandes, e com a prefeitura desses municípios, ficou acertado que a equipe do PAD de Itapiranga realizará, uma vez por mês, atendimento em Silves, Urucará e São Sebastião do Uatumã”, explicou Vanessa Carvalho, gerente do PAD de Itapiranga.

 

Os municípios de Urucará e de São Sebastião do Uatumã haviam recebido o atendimento itinerante nos meses de agosto e setembro, respectivamente.

 

Mutirões – Nos meses de junho e julho, o Detran-AM realizou dois grandes mutirões de atendimento nos municípios de Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus), na região do Alto Solimões; e em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), na região do Baixo Amazonas. Ao todo, 978 pessoas receberam atendimento referente a veículos e a habilitação.

 

Em Tabatinga, o Detran Amazonas realizou mais de 30 parcelamentos de dívidas de veículos, 10 licenciamentos e mais de 80 serviços de habilitação, além de dezenas de coletas de biometria e fotografia digital para a primeira habilitação. A previsão era atender 300 pessoas, mas a meta foi superada, com 350 usuários atendidos. A ação na cidade ocorreu entre os dias 24 e 25 de junho.

 

Já em Parintins, o mutirão atendeu 628 pessoas. A meta inicial era atender somente 450 usuários em três dias, mas a procura foi tanta que houve a necessidade de se expandir as ações por mais um dia.

 

Mais ações no interior – Além dos mutirões e dos atendimentos itinerantes, o Detran-AM tem a previsão de realizar alguns cursos de formação e de atualização em mais cinco municípios do interior do estado.

 

Está prevista a realização dos cursos de Instrutor de Trânsito (CFC), agente da autoridade de trânsito, atualização para agente de trânsito, transporte de veículo de emergência, atualização de CNH, mecânica de salto alto, monitor de transporte escolar e mecânica básica.

 

A previsão é que sejam abertas 763 vagas para esses cursos. Eles estão programados para acontecerem em Tabatinga, Manacapuru, Parintins, Itacoatiara e São Sebastião do Uatumã.

 

“Como se trata de previsão, nós primeiro abrimos as vagas e, caso haja procura, confirmamos o curso. Por exemplo, em Tabatinga já estão confirmados os cursos de instrutor de CFC, agente da autoridade de trânsito e atualização para agentes de trânsito, que serão realizados entre os dias 31 de outubro e 14 de novembro”, explicou Helaine Laborda, gerente de cursos do Detran-AM.

 

Nesta semana, serão abertas inscrições para os seguintes cursos e municípios:

 

• Instrutor de CFC (Manacapuru, Parintins e Itacoatiara);

• Agente da autoridade de trânsito (Manacapuru, Parintins e Itacoatiara);

• Atualização para agente de trânsito (Manacapuru e Itacoatiara);

• Transporte de veículo de emergência (Manacapuru);

• Atualização de CNH (Parintins);

• Transporte de veículo de emergência (Manacapuru)

 

FOTOS: Arquivo/Detran-AM e Divulgação/Detran-AM

 

Postar um comentário

0 Comentários