Governo do Amazonas recomenda desobrigação do uso de máscaras em espaços abertos

 

Governo do Amazonas recomenda desobrigação do uso de máscaras em espaços abertos

 


 

 

Comitê Intersetorial de Enfrentamento da Covid-19 definiu, também, que eventos estão liberados sem restrição de horário e de ocupação

 

O Comitê Intersetorial de Enfrentamento da Covid-19 do Governo do Estado, em reunião nesta sexta-feira (11/03), decidiu recomendar às prefeituras do Amazonas que autorizem a desobrigação do uso de máscaras em locais abertos. A orientação leva em conta os índices epidemiológicos, que registram queda em internações e de número de infectados e óbitos pela doença no estado.

 

O decreto com a recomendação será assinado hoje pelo governador Wilson Lima e entra em vigor assim que publicado no Diário Oficial do Estado (DOE). O comitê também recomendou que pessoas acima de 60 anos mantenham o uso de máscaras. Pessoas nessa faixa de idade são maioria entre internados com casos de Covid-19 mais graves. Em 20 dias, o grupo irá avaliar a possibilidade de desobrigar o uso de máscara também em locais fechados.

 

“É importante que as pessoas usem esse momento de forma responsável e também com prudência, nós não podemos colocar aquilo que a gente conquistou a perder, nós não podemos retroceder, cada um tem que fazer a sua parte. Se, em algum momento, a gente observar uma mudança no quadro, aumento de internações, aumento de óbitos, a gente não tem a menor dúvida da decisão que a gente tem que tomar, que é retroceder com as flexibilizações”, frisou o governador.

 

As decisões do comitê também foram discutidas, após o encontro do grupo no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), em reunião virtual com representantes dos poderes judiciário e legislativo e de órgãos de controle.

 

Eventos – O comitê definiu, também, que eventos estão liberados sem restrição de horário e de ocupação, inclusive eventos esportivos em estádios. A recomendação é que o público esteja com o esquema vacinal atualizado. Eventos em espaços públicos do Estado, como Sambódromo, Arena da Amazônia e Centro de Convenções Vasco Vasques, podem passar pela avaliação do comitê.

 

Vigilância e assistência – Diante da redução de casos, óbitos e internações, o estado do Amazonas retornou à fase amarela, de baixo risco para transmissão do novo coronavírus.

 

Em todo estado, foram confirmados 3.316 casos da Covid-19 nos primeiros dez dias de março, uma queda de mais de 87% com relação a igual período de fevereiro. De 1º a 10 de março foram registradas 25 internações e três óbitos em todo estado, seguindo trajetória de queda.

 

A redução de internações em leitos clínicos e de UTI por Covid-19 é de 90%. No interior, não há pacientes internados nas Unidades de Cuidados Intermediários (UCIs), há 12 internações em leitos clínicos e 52 municípios sem nenhuma internação, segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).

 

Hoje, a cobertura vacinal no Amazonas está em 80,9% com segunda dose e 33,7% com o esquema vacinal com dose de reforço, considerando a população elegível para vacinação. Quanto mais pessoas vacinadas, menor é a circulação do vírus, aponta a Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).

 

Show da vacinação – Como parte da estratégia do Governo do Estado para ampliar a cobertura vacinal, será realizado, neste sábado (12/03), em parceria com a Prefeitura de Manaus, o Show de Vacinação, com oferta de doses da vacina contra a Covid-19 em sete casas de show da capital, onde também haverá apresentação de 50 atrações que vão se dividir nos espaços. Haverá pagode, forró, boi-bumbá, sertanejo e arrocha. A ação será das 9h às 16h.

 

O público terá à disposição as 1ª e 2ª doses para pessoas a partir de 12 anos, além da dose de reforço. Cada pessoa acima de 18 anos que se vacinar vai receber ainda um par de ingressos para o evento “Show da Vacinação”, que acontece a partir das 16h, após o encerramento da vacinação. Somente pessoas vacinadas poderão participar dos shows. A exceção será o Studio 5, que realizará um evento em dia posterior. O ingresso é válido para todos os espaços parceiros do evento e somente os vacinados podem participar dos shows.

 

Fotos: Diego Peres/Secom

Postar um comentário

0 Comentários