De malas prontas: quatro atletas amazonenses de jiu-jitsu embarcam para o Campeonato Brasileiro 2022

 

De malas prontas: quatro atletas amazonenses de jiu-jitsu embarcam para o Campeonato Brasileiro 2022

 


 

Atletas têm apoio do Governo do Amazonas para competição, que acontece em São Paulo

 

Em busca de destaque na arte suave amazonense, Rickson Ryan, Jadson Lynon, David Washington e Anabelle Évany vão participar do Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu 2022, em São Paulo, no sábado e domingo (14 e 15/05). Os atletas embarcam para a capital paulista nesta terça-feira (10/05), com passagens aéreas cedidas pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar).

 

“O Governo do Amazonas tem acompanhado o crescimento dos nossos atletas de jiu-jitsu, tanto em competições regionais quanto nacionais. E, como buscamos elevar o nível dos competidores ao alto rendimento, estaremos sempre apoiando jovens que representam o futuro para o esporte amazonense”, destacou Jorge Oliveira, diretor-presidente da Faar.

 

Os atletas contemplados fazem parte do projeto Suçuarana, mantido desde 2017 no Sest Senat, localizado no bairro Jorge Teixeira, zona leste de Manaus. Lá, jovens de 6 a 15 anos participam de aulas gratuitas de jiu-jitsu, judô e luta livre.

 

“É o único título que nossos atletas não têm, e estamos treinando muito para trazer as quatro medalhas para o Amazonas. Não consigo descrever a felicidade que estou sentido, que os pais dos alunos estão sentindo, e o projeto, de maneira geral, por receber essa ajuda do governo”, comentou Alan, faixa preta de jiu-jitsu.

 

Organizado pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ), o campeonato reúne os melhores atletas do Brasil, nas categorias Infantil a Máster. Com apenas 12 anos, o atleta faixa verde, David Washington, compete na categoria Pluma. Para o jovem, representar o Amazonas é poder vestir as cores da Seleção Brasileira futuramente.

 

“Estou bastante ansioso para esse campeonato e feliz por representar nosso estado, porque sei que com essa medalha futuramente posso representar o Brasil. Nossa preparação física está pesada, e vamos em busca de vencer todos os nossos oponentes”, comentou David.

 

Artes marciais – Visando o autocontrole e a integração social entre os alunos, por meio do jiu-jitsu, luta livre e judô, os mais de 80 atletas do projeto Suçuarana são ensinados diariamente sobre fundamentos para além da prática esportiva.

 

“Hierarquia e disciplina são os pilares dessas três artes marciais. Eu busco fazer com que todos os meus alunos levem isso para dentro de casa e para escola, e através desse esporte formamos cidadãos melhores”, frisou o treinador Alan Batista.

 

FOTOS: Mauro Neto/Faar

Postar um comentário

0 Comentários