Prefeitura de Manaus comemora aniversário da Praça 14 de Janeiro neste fim de semana

 

Prefeitura de Manaus comemora aniversário da Praça 14 de Janeiro neste fim de semana




 

As comemorações para o aniversário de 139 anos do bairro Praça 14 de Janeiro, na zona Sul, vão ocorrer nos próximos dias 13, 14 e 15. A Prefeitura de Manaus por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) apoiará os três dias de evento com serviços de sonorização, iluminação, palco e banheiros químicos. A festa acontecerá nas áreas externa e interna da quadra da Escola de Samba Vitória-Régia, na rua Jonathas Pedrosa.

 

“O bairro Praça 14 de Janeiro é considerado o ‘berço do samba’ em Manaus e a prefeitura por reconhecer toda a história entra apoiando essa grande festa. Serão três dias de programação com muita música, samba e diversão para toda a comunidade”, disse a diretora-presidente, em exercício, Oreni Braga.

 

A programação começa a partir das 19h e dois palcos serão montados para atrações como: Guto Lima, Uendel Pinheiro, George Japa, Xiado da Xinela, Felipe Sales, Afonso Lima, dentre outras apresentações. O evento é gratuito.

 

Tradicional bairro Praça 14 de Janeiro

 

O bairro já foi chamado de 14, Vila Maranhense e praças Fernandes Pimenta, e Portugal. Foi na Praça 14 que surgiu a primeira escola de samba de Manaus chamada Escola Mixta de Samba da Praça 14 de Janeiro, fundada em 1946. Em 1975 houve a criação da verde e rosa: Escola Vitória Régia. 

 

A Praça 14 sempre sediou manifestações afro-brasileiras que, quando da sua fundação, eram presentes também em bairros não mais existentes como a Costa da África, que ficava próximo ao antigo cemitério São José, onde está localizada atualmente a sede do Atlético Rio Negro Clube, na área central da cidade, e também no bairro Cachoeirinha.

 

 

-- -- --

Texto - Flávia Moura / Manauscult 

Foto – Arquivo / Semcom

 

Em anexo

 

Postar um comentário

0 Comentários