Abertura de Congresso de Direito reúne mais de mil pessoas em Manaus

 Abertura de Congresso de Direito reúne mais de mil pessoas em Manaus

 


 


O evento segue até sábado com palestras e conferências com renomados juristas na área do Direito Penal

Teve início em Manaus, na noite desta quinta-feira (25), o II Congresso Nacional de Direito, evento promovido pelo UNINORTE - Centro Universitário do Norte e o grupo Ser Educacional. A abertura, no Manaus Plaza Shopping, reuniu mais de mil acadêmicos e juristas para prestigiar palestras em torno do tema “Direito Penal e Tribunal do Júri”. O evento segue até sábado (27).

A cerimônia de abertura teve a presença de autoridades jurídicas do Amazonas e do Brasil. O destaque da noite foi para a entrega da comenda e medalha “Tobias Barreto” ao procurador-geral de Justiça do Amazonas, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, pelas relevantes contribuições prestadas à Justiça. A honra foi entregue ao homenageado pelo diretor do Núcleo de Eventos do grupo Ser Educacional, João Janguiê.

“Esta comenda eu levo no coração, representa muito, não só para mim, mas para todo o Ministério Público do Estado do Amazonas. Aos jovens estudantes de Direito, eu dou um conselho, que eu levo para o resto da minha vida: sonhe e tenha disciplina. Se houver determinação, você consegue realizar seus sonhos e galgar qualquer cargo que queira exercer dentro da atividade jurídica e do Direito”, declarou o homenageado.

A mesa de abertura foi presidida pela reitora da UNINORTE, Fabiane Almeida, que ressaltou o compromisso do centro universitário para o desenvolvimento da área jurídica na região. “Nós nos orgulhamos de ter um dos melhores cursos de Direito de Manaus. Esse sucesso se dá em muito porque acreditamos e nos empenhamos em proporcionar uma formação completa e de qualidade aos futuros profissionais do Direito. Esse empenho se reflete em realizar eventos como este Congresso, que trouxe para a cidade grandes nomes do Direito Penal do Brasil”, discursou a reitora.

Atualidades

A conferência de abertura ficou a cargo do professor de Direito Penal e Processo Penal e autor de diversas obras jurídicas, Aniello Aufiero, com o tema “Atualidades no Processo Penal e Direito Penal”. 

“O Direito Penal está posto no Código Penal e Código de Processo Penal, todavia, a jurisprudência dá uma nova interpretação a essas leis. O que está na lei não é o que pensa o sentimento dos tribunais. Vamos abordar aqui novas teses que são levantadas e acatadas pelo STF e STJ, como aviso de Miranda, autópsia psicológica que agora pode ser utilizada no tribunal do júri e novidades da lei Maria da Penha”, palestrou o convidado.

O II Congresso Nacional de Direito continua até este sábado (27) com 16 palestras ministradas por especialistas em Direito Penal e Tribunal do Júri. A programação completa pode ser acessada no link https://eventos.uninorte.com.br/direito-2023

-

Valdeniza Vasques

Postar um comentário

0 Comentários